sábado, 6 de março de 2010

Windows 7 como Access Point Wifi

Transforme o seu Windows 7 num Access Point Wifi

Partilhe a Internet com os seus amigos no Windows 7 com apenas 2 comandos

O Windows 7 é sem dúvida um sistema operativo de eleição e que esconde muitas funcionalidades. Arrisco-me a dizer, que o Windows 7 é certamente o melhor sistema operativo da Microsoft até ao momento, para máquinas cliente.

Um programador dos EUA descobriu recentemente uma funcionalidade nativa no Windows 7 que permite que qualquer computador equipado com este sistema operativo e que possua uma placa Wireless, a capacidade de poder-se transformar num Access-Point (Ponto de acesso Wireless ou também designado de SoftAP).

wifi_10

Com esta funcionalidade activa (através de uma interface denominada de Microsoft Virtual WiFi Miniport Adapter), um computador passa a funcionar com um ponto de acesso sem fios, com a possibilidade de fornecer Internet para outros equipamentos que se encontrem no seu raio de cobertura e que também possuam uma placa de rede sem fios.

Imagine que pretende sincronizar por exemplo o seu iPhone, Smartphone com o seu computador portátil. Esta poderá ser uma solução rápida.

Basicamente o Windows 7 cria uma “interface virtual” sem fios, baseada na interface física. Esta funcionalidade é semelhante às VAPs no Linux que permitem criar interface virtuais, possibilitando que uma única placa física funciona com ponto de acesso Wireless e como cliente wireless.

Como criar um SoftAP

Passo 1 –Abrimos a linha de comandos (cmd.exe) com privilégios de Administrador

e configuramos a interface “hosted” através do seguinte comando:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=pplware key=ppintokey

Este comando cria uma rede com o nome pplware, autenticação do tipo WPA2 e password ppintokey

Wifi_2

O comando acima referido cria uma interface virtual (“Microsoft Virtual WiFi Miniport adapter”). Essa interface pode ser visualizada na lista de interfaces.

wifi_4

wifi_6

Passo 2 – Activar o HotSpot

netsh wlan start hostednetwork

wifi_3

A partir deste momento a interface encontra-se activa e pronta a receber clientes.

Para quem pretenda verificar as configurações pode executar o comando

netsh wlan show hostednetwork

wifi_7

Configurações Opcionais

Quem pretender, pode criar 2 atalhos para iniciar/parar a partilha de Internet.

wlan_8

Nota: devem confirmar na interface virtual, se na parte da partilha, a placa que vos dá conectividade está bem definida.

wifi_9

Este é sem duvida um truque/funcionalidade que dá jeito. No entanto, num campus/organização onde existam muitos equipamentos wifi e os utilizadores realizem esta configuração, estes contribuirão certamente para a existência de mais interferências e posterior degradação de serviço. Prometemos num próximo artigo analisar as vulnerabilidades deste processo.

Fonte: pplware.sapo.pt


Nenhum comentário: