sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tutorial: Roteador Mymax Wifi



Como configurar ?

O Roteador Mymax é um aparelho com baixo custo, com a pretensão de atender a necessidade de usuários residenciais de orçamento limitado (em alguns casos é “mão de vaca”). Não posso afirmar que é um bom ou ruim aparelho, apesar de ver em alguns fóruns que há gente satisfeita.
Só que infelizmente, O suporte do Fabricante ainda é muito fragilizado (para não dizer uma M@#d!). Então vou fazer um tutorial de instalação e configuração para o Roteador Wi-fi da Mymax, quase que um manual completo para pode fazer funcionar.

1º Passo: Configuração Básica

Entre no seu navegador e digite o caminho padrão (ip) do seu roteador. O IP Default desse router é o IP 192.168.1.1 , para você ter acesso corretamente a essa console web de configuração não esqueça de ligar o aparelho na tomada, deixa as luzes se estabilizarem, pelo que pude perceber o processo de inicialização dele é de 2 minutos (ou mais), então não se desespere.
Vai ser solicitado um login e senha, O Default de login e senha é “admin” (sem aspas).
Obs: Eu só conseguir fazer a configuração no navegador Internet Explorer, no Firefox simplesmente não aparece as algumas configurações, inclusive de criptografia.

2º Passo: Internet

Depois que você fez essa mandinga para entrar no Roteador, clique em “Wizard” e defina sua entrada conexão com internet (de preferência não conecte a internet até tudo estiver configurado), para Configurar provedores com IP dinâmico como Virtua, selecione a opção automática, por padrão é a que vem já selecionada.
Para estar configurando o Speedy, serviço predominante em São Paulo (coitados!) ou para Velox, Selecione a opção Conexão “Ppoe”, e coloque nome e senha do provedor, fazendo isso vai dispensar a necessidade de discagem dos computadores da rede.
Para internet prediais onde geralmente é IP FIXO, selecione IP fixo na opção de internet, e deixe as maquinas dentro da rede recebendo IPs automaticamente.
Obs: Alguns provedores travam a internet pelo Mac Address, dando parecer a internet não vai entrar, para resolver esse problema no Virtua simplesmente mantenha o modem desligado por uns 3 minutos (fora da tomada) e depois ligue novamente. Já no RJNET, você terá que ligar para operadora para solicitar a liberação da internet para um novo computador (não precisa dizer que é um roteador) se não eles demoram a entender.

3º Passo: Wifi, Criptografia.

Clicando no Wifi, vai nas configurações básicas e defina o SSID, isso será o nome da sua rede sem fio, acho interessante deixar o sobrenome da família mais “wifi”, ou se preferir deixe como quiser, Exe: “to de xico wifi”.
Para fazer a criptografia, entre em “Security”, selecione Wpa, e digite uma senha, que Seje interessante, nada de “123456”, eu já falei muitas dicas de senha, no meu artigo de como criar senhas fortes.
a cada vez que você fizer um processo vai ser necessário “salvar” que tem opção, algumas vezes que salva o Roteador reinicia os processos, então aguarde, em torno de 2 minutos como disse a cima.

4º Passo – Abrindo Portas (Port forwarding)

É amigos não é muito complicado abrir portas no Mymax. Pessoas que usam Emule, limewire ou fazer servidores de jogos, gostam e muitas vezes precisam fazer essa função, a Dica é bem na lateral da esquerda da console, tem a opção NAT Settings, então nessa opção voçê vai estar definindo a porta a ser aberta e o IP da maquina, é importante então estar usando IP fixo na maquina em questão.
NAT no Router Mymax

Vídeo Aula:

Apesar de minha vídeo aula ser de outro roteador, vai ajudar como fazer a configuração:

Concluindo:

Espero que esse pequeno manual resolva as duvidas com esse roteador. foi testado com o Router Mymax wifi MWR/AP-54M.
Espero poder ajudar, então se precisar comente, se reconhecer algum erro neste tutorial agradeço em me notificar, como afirmei no primeiro parágrafo desse Post não posso opinar sobre a qualidade desse aparelho, tenho preferências para marcas como já falei no artigo de Simulação de roteadores.
Como Repetidor ou como cliente Wifi, você não vai conseguir usar esse roteador, recomendo que leia sobre o Tutorial do Super Ap da Gts , lá mostro algumas configurações.

Um comentário:

jackfowl disse...

Ajudou muito, mas coloque ali que o IP pode vir 10.1.1.1, perdi uma manhã até descobrir já que o manual que veio indicou o ip 192.168.1.1 e para colocar como copnfiguração manual de IP. Só descobri porque troquei de máquina e nela estava ip dinâmico, daí olhei o gateway que o router configurou e voilá.